
Inauguração do Apiário Costa em Boa Vista
O produtor rural Francisco Borges fez história ao inaugurar sua primeira loja de apicultura, o Apiário Costa, no dia 7 de agosto. Situada no Mercado Municipal São Francisco, no coração de Boa Vista, a loja é dedicada à comercialização de mel e produtos apícolas produzidos pela sua família.
A inauguração contou com a presença de amigos, familiares e parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Roraima (Senar-RR), além da cooperativa Roraimel. Para Borges e sua esposa, Nalva Borges, a loja é a realização de um sonho. “Sempre quis ter um empreendimento e, graças a Deus, após muito trabalho e apoio, conseguimos abrir nossa loja de mel”, celebrou Nalva.
O casal teve fundamental apoio do programa ATeG do Senar Roraima, que foi crucial na transformação da produção de mel em um negócio estruturado.
“Sempre tivemos habilidade no trabalho, mas após a assistência, conseguimos administrar melhor. Não tínhamos controle sobre gastos nem sobre o lucro no final do ciclo. Com a ATeG, desenvolvemos um perfil mais empreendedor e organizado”, comentou Borges.
Dentre as funções, Borges ficou responsável pelo manejo no campo, enquanto Nalva cuidou da parte administrativa e comercial.
“Sempre tivemos o desejo de ter um negócio. Quando entramos na apicultura, pensamos: por que não vender mel e produtos apícolas? Graças ao programa ATeG e nossos parceiros, chegamos até aqui. Hoje, o sonho se torna realidade com a inauguração da nossa loja”, comentou o produtor.
O técnico de campo da ATeG, Gustavo Vivian, acompanhou o progresso do casal e destacou seu espírito empreendedor. “Francisco e Nalva já possuíam essa aptidão. Ele sempre buscou ampliar a produção e aprender novas técnicas, enquanto ela cuidava da gestão. Era inspirador ver a família unida em busca de seus objetivos. Agora, com a loja, eles poderão expandir ainda mais o apiário”, afirmou.
O Apiário Costa se torna, assim, um novo ponto de referência para quem busca produtos apícolas de qualidade no Centro de Boa Vista, promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura em Roraima.
Sobre a ATeG
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar é um serviço gratuito destinado ao produtor rural brasileiro, com foco na geração de renda, aperfeiçoamento da produção e gestão rural de forma educativa. Os produtores recebem acompanhamento regular de um técnico de campo ao longo de dois anos, tempo necessário para avaliar os resultados da metodologia. No estado de Roraima, a ATeG atua nas cadeias produtivas de apicultura, olericultura e fruticultura, atendendo mais de 200 produtores apenas em 2024.