
Workshop Roraima 2030 Aborda Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
No dia 14 de setembro, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) realizou o Workshop Roraima 2030, cujo intuito foi discutir os aceleradores e gargalos para o progresso dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O evento reuniu gestores públicos e teve como foco a superação de obstáculos e a otimização das ações voltadas ao cumprimento desses objetivos.
A iniciativa buscou identificar e analisar fatores que tanto promovem quanto dificultam o avanço nos ODS da Agenda 2030 da ONU. O workshop também pretendeu capacitar gestores públicos dos 29 setores envolvidos nos oito eixos do planejamento, além de observar os desafios e facilitadores na implementação de programas e projetos relacionados aos 18 ODS.
Segundo Sandra Leocádio, coordenadora-geral e conselheira nacional do Movimento ODS Roraima, o Roraima 2030 se transformou em um plano de governo, com todas as secretarias integradas aos ODS dentro das políticas públicas de acordo com os eixos de cada pasta.
“Este evento é uma grande conquista para o Movimento Nacional dos ODS e para o Brasil. É uma demonstração de que um governo estadual pode e deve alinhar suas ações a esses objetivos em todas as suas pastas. O workshop é uma oportunidade também para instituições e empresas ajustarem suas estratégias às práticas sustentáveis”, destacou.
A secretária do Trabalho e do Bem-Estar Social, Tânia Soares, ressaltou que a relevância dos ODS em Roraima se manifesta em áreas que vão desde a conservação dos recursos naturais até a promoção da justiça social e econômica.
“Este workshop é um passo crucial para alinhar as ações do governo com a sociedade civil, empresas e outras instituições. Precisamos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem. Na Agenda Roraima 2030, a implementação dos ODS é fundamental para assegurar um desenvolvimento sustentável”, enfatizou.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os ODS abrangem uma ampla gama de questões sociais e econômicas, como pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. Essa iniciativa foi liderada pela ONU e envolveu a participação de 193 Estados Membros, incluindo o Brasil, que adicionou um ODS focado na promoção da igualdade étnico-racial.