
O 1º sargento Jean Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), conquistou o primeiro lugar no VII Curso de Tripulante Operacional, que ocorreu em Salvador, Bahia. Este treinamento, promovido pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), reuniu 24 profissionais de forças de segurança de diferentes estados.
O curso teve duração de 75 dias e totalizou 358 horas-aula, capacitando os participantes em técnicas de salvamento, resgate e operações aerotáticas, envolvendo instruções intensivas e de alto risco. A formatura foi realizada na sexta-feira, 8, no hangar oeste do Graer e contou com demonstrações de infiltração rápida, fast rope, rapel e camuflagem.
Jean Silva foi o único bombeiro-militar entre os participantes, que incluíam, em sua maioria, policiais de elite do Bope de diversas unidades da Federação, e destacou-se pelo desempenho excepcional durante o rigoroso treinamento.

A proposta do treinamento visou formar especialistas capazes de atuar em situações críticas, com foco em missões aerotáticas de alta complexidade, como tiro embarcado, salvamento aquático, resgate vertical e aeromédico. O objetivo é aprimorar a capacidade de resposta integrada das forças de segurança.
Jean Silva ingressou no CBMRR em 2013 e é reconhecido por sua vasta experiência em diversas especializações, incluindo mergulho, salvamento em altura, resgate veicular e emergências pré-hospitalares. Ele compartilhou os desafios enfrentados durante o curso:
“Deixar minha família para realizar um curso tão longo e lidar com a incerteza sobre o treinamento foram os maiores desafios. Contudo, eu estava determinado a ter sucesso, e essa determinação foi fundamental para conquistar o meu objetivo”, disse o bombeiro.
Jean salientou que essa conquista reforçou sua determinação e o compromisso com a missão de salvar vidas: “Agora, ampliando ainda mais minhas competências, buscarei elevar a capacidade operacional do CBMRR em operações aéreas de salvamento, resgate e apoio a ocorrências em todo o território roraimense”.
Além de sua recente participação no curso, Silva integrou missões no Rio Grande do Sul, atuando em um dos maiores episódios de tragédias climáticas do Brasil, e possui diversas condecorações que comprovam sua dedicação ao longo da carreira.
O comandante do CBMRR, Anderson Carvalho de Matos, expressou orgulho pela presença de profissionais de elevado nível técnico e humano na instituição: “O 1º Sgt Jean Silva inspira toda a tropa e representa com excelência a corporação e o Estado de Roraima em qualquer missão, em qualquer lugar”.