
Na manhã de sexta-feira, 25, uma equipe de 50 socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (SAMU BV) participou de uma simulação prática voltada ao atendimento de vítimas de acidentes de trânsito. A atividade, promovida pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU), faz parte do cronograma contínuo de capacitação da instituição.
A simulação apresentou um cenário realista, com diversas vítimas e situações complexas de resgate, demandando agilidade, técnica e um forte trabalho de equipe. Segundo o diretor do SAMU BV, Luciano Coutinho, o treinamento representa o módulo prático da formação continuada.
“Entre os 50 socorristas presentes, 35 já haviam completado a etapa prática anteriormente. Nesta sexta, 15 profissionais participaram do exercício, que exigiu respostas rápidas e coordenação de equipe em um ambiente realista de acidente de trânsito”, detalhou Coutinho.
Durante a simulação, os socorristas foram avaliados em técnicas essenciais para o salvamento de vidas, incluindo a abordagem primária e secundária, reanimação cardiopulmonar (RCP), oxigenoterapia, imobilização de fraturas, além do pranchamento e transporte seguro das vítimas.
A médica e socorrista da SAMU BV há seis anos, Leidiana Costa, 39, participou ativamente do exercício. Ela afirma que essas capacitações são fundamentais para o aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais que atendem a população de Boa Vista, especialmente em situações que exigem trabalho em equipe e adaptação a ambientes adversos.
“As simulações nos forçam a trabalhar em conjunto, permitindo que cada um exerça sua função sem prejudicar o desempenho coletivo. Conhecemos os protocolos, como o que deve ser realizado na via aérea ou na mobilização de fraturas. Além disso, essa realidade nos prepara para agir em situações reais”, comentou Leidiana.
Plano de capacitações fortalece a preparação dos socorristas
A capacitação integra o plano de formações mensais do NEU, que tem como objetivo manter a equipe do SAMU sempre atualizada e pronta para atender com agilidade e precisão as emergências nas ruas de Boa Vista.
Reconhecido no estado por sua expertise em capacitações para o atendimento pré-hospitalar e cursos de urgência e emergência, o NEU foi inaugurado em 2023. Além de proporcionar treinamento a socorristas de Boa Vista e municípios vizinhos, também atende a forças de segurança, como o Exército Brasileiro e a Força Aérea, bem como Guardas Civis e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito.