Operação Raízes do Cedro: mais de 1.300 resgatados do Líbano desembarcam em Guarulhos
O sexto voo da Operação Raízes do Cedro, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegou hoje (19) à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), trazendo 212 passageiros resgatados do Líbano. Desde o início da operação, já foram repatriadas mais de 1.300 pessoas, entre brasileiros e libaneses parentes de brasileiros, que fugiram do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.
Perfil dos resgatados
No desembarque deste sábado, estavam presentes 14 crianças, 1 gato e diversos outros passageiros de diferentes perfis. Entre os resgatados até o momento, 242 são crianças, 40 bebês, 138 idosos, 12 gestantes, 101 pessoas com problemas de saúde e 12 com deficiência. Além disso, 15 animais domésticos foram transportados de volta para o Brasil.
Solicitações de repatriação
Desde que o conflito entre Israel e o Hamas se intensificou e se estendeu para o território libanês no início do mês, cerca de três mil pessoas já solicitaram para serem trazidas de volta ao Brasil. A Operação Raízes do Cedro tem atendido a essas demandas, realizando voos diários entre Brasil e Líbano, com escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento.
Criteria de embarque
Seguindo o acordo entre o Itamaraty e o governo libanês, as listas de embarque priorizam mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Desde o início da operação, em 4 de outubro, a FAB tem se empenhado em garantir a segurança e o retorno de todos que desejam deixar a região de conflito.