Ministério do Trabalho e Emprego firma parceria para qualificação profissional de jovens trabalhadores
O Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu uma parceria com 20 organizações da sociedade civil com o objetivo de qualificar profissionalmente 15 mil jovens trabalhadores em todas as regiões do Brasil. A iniciativa faz parte do Programa Manuel Querino, de Qualificação Social e Profissional (PMQ), e contará com um investimento de R$ 24 milhões provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Programa Manuel Querino: qualificação social e profissional
Essa nova etapa do programa tem como foco principal atender jovens, mulheres, negros, egressos do sistema prisional, comunidades tradicionais e trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, incluindo beneficiários de programas sociais como o Bolsa-Família.
Objetivos e expectativas do programa
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ressaltou a importância de atender, no próximo ano, os projetos que ainda não foram contemplados. Já a diretora de Qualificação Social e Profissional do ministério, Cristina Kavalkievicz, destacou a expectativa de gerar um impacto positivo nas comunidades onde as organizações atuam, beneficiando jovens trabalhadores e trabalhadoras com a qualificação profissional.
Cursos oferecidos e parcerias
As organizações parceiras irão disponibilizar cursos em áreas variadas, como administração, elétrica, alimentação, estética, artesanato e economia verde, entre outros. Os projetos foram selecionados por meio de um edital, cada organização oferecerá 750 vagas em seu território de atuação e receberá um investimento de R$ 1,2 milhão do ministério, com carga horária de 100 horas e contratos com duração de um ano.
Público-alvo e impacto no mercado de trabalho
Os cursos terão como público preferencial grupos que enfrentam mais dificuldades de inserção ou permanência no mercado de trabalho, tais como jovens, mulheres, negros, idosos, LGBTQIAPN+, entre outros. O objetivo é proporcionar condições para que esses trabalhadores possam melhorar sua colocação no mercado de trabalho e aumentar sua renda, seja de forma autônoma ou com carteira assinada.
Parcerias anteriores e expansão do programa
Nas etapas anteriores, o programa fez parcerias com universidades, institutos federais de educação tecnológica e estados que já possuíam programas de qualificação profissional, como é o caso de São Paulo. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de qualificação para jovens trabalhadores de todo o Brasil, contribuindo para a inclusão social e a melhoria das condições de empregabilidade desses grupos.